Como Montar Quarto Hospitalar Coletivo

Como Montar Quarto Hospitalar Coletivo

Atividades De um Quarto de Hospital Coletivo:

  • Realizar procedimentos terapêuticos, que requeiram preparação e/ou observação médica.
  •  Executar e registrar a assistência médica de enfermagem por período de até 24 horas.
  •  Realizar treinamento especializado para aplicação de procedimentos terapêutico e/ou manutenção ou uso de equipamentos especiais.
  • Realizar procedimentos médicos e odontológicos de pequeno porte, sob anestesia local(punções, biópsia, etc).
  • Realizar procedimentos diagnósticos que requeiram preparação e/ou observação médica posterior, por período de até 24 horas.

Diretrizes para Instalações em Ambientes Hospitalares:

Colocação de Lavatórios/pias/lavabos cirúrgicos

Para lavagem das mãos existem três tipos básicos de equipamentos que são classificados como:

  • Lavatório – exclusivo para a lavagem das mãos. Possui pouca profundidade e formatos e dimensões variadas. Pode estar inserido em bancadas ou não;
  • Pia de lavagem – destinada preferencialmente à lavagem de utensílios podendo ser também usada para a lavagem das mãos. Possui profundidade variada, formato retangular ou quadrado e dimensões variadas. Sempre está inserida em bancadas;
  • Lavabo cirúrgico – exclusivo para o preparo cirúrgico das mãos e antebraço. Deve possuir profundidade suficiente que permita a lavagem do antebraço sem que o mesmo toque no equipamento. Lavabos com uma única torneira devem ter dimensões mínimas iguais a 50 cm de largura, 100 cm de comprimento e 50 cm de profundidade. A cada nova torneira inserida deve-se acrescentar 80 cm ao comprimento da peça. Para lavagem de fistulas na diálise, o lavabo deve seguir estas especificações.

 Sempre que houver paciente (acamado ou não), examinado, manipulado, tocado, medicado ou tratado, é obrigatória a provisão de recursos para a lavagem de mãos através de lavatórios ou pias para uso da equipe de assistência. Nos locais de manuseio de insumos, amostras, medicamentos, alimentos, também é obrigatória a instalação de pias / lavatórios.

Esses lavatórios/pias/lavabos cirúrgicos devem possuir torneiras ou comandos do tipo que dispensem o contato das mãos quando do fechamento da água. Junto a estes deve existir provisão de sabão líquido degermante, além de recursos para secagem das mãos. Para os ambientes que executem procedimentos invasivos, cuidados a pacientes críticos e/ou que a equipe de assistência tenha contato direto com feridas e/ou dispositivos invasivos tais como cateteres e drenos, deve existir, além do sabão citado, provisão de anti-séptico junto as torneiras de lavagem das mãos. Nos lavabos cirúrgicos a torneira não pode ser do tipo de pressão com temporizador.

 

Compartimentos Destinados à Internação de Pacientes Adultos e Infantis

 

Cada quarto ou enfermaria de internação deve ser provido de banheiro exclusivo, além de um lavatório/pia para uso da equipe de assistência em uma área anterior a entrada do quarto/enfermaria ou mesmo no interior desses, fora do banheiro. Um lavatório/pia externo ao quarto ou enfermaria pode servir a no máximo 4 (quatro) quartos ou 2 (duas) enfermarias.

Na UTI deve existir um lavatório a cada 5 (cinco) leitos de não isolamento e no berçário 1 (um) lavatório a cada 4 (quatro) berços (intensivos ou não).

Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Quarto coletivo de curta duração (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS

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Características do Espaço Físico
  • Área Mínima::7,00 m² por leito = quarto de 2 leitos; 6,00 m² por leito = quarto de 3 a 6 leitos.
  • Número máximo de leitos é 6
  • Área Média: 29.20
  • Piso: Liso (sem frestas), de fácil higienização e resistente aos processos de limpeza, descontaminação e desinfecção.
  • Teto: Deve ser resistente à lavagem e ao uso de desinfetantes.
  • Parede: Lisa (sem frestas), de fácil higienização e resistente aos processos de limpeza, descontaminação e desinfecção.
  • Porta: Revestida com material lavável. Vão mínimo de 1,10 x 2,10 m.

 

ROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS

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Equipamento de Apoio 

  • E018 – Cama Hospitalar
  • E1107 – Suporte de Soro
  • M021 – Lavatório
  • E071 – Régua de Gases
  • E1148 – Balde a Pedal
  • E1231 – Mesa de Cabeceira
  • E010 – Biombo
  • M030 – Poltrona
  • E1182 – Escada com 2 Degraus
  • E075 – Suporte de Hamper
  • E1135 – Armário

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De acordo com a Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002,

  1. CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE CONTROLE DE INFECÇÃO

O presente capítulo fixa critérios para projetos arquitetônicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde visando seu bom desempenho quanto a condições ambientais que interferem no controle de infecção de serviços de saúde. Essa questão possui dois componentes técnicos, indispensáveis e complementares:

  1. a) o componente de procedimentos nos EAS, em relação a pessoas, utensílios, roupas e resíduos-RSS;
  2. b) o componente arquitetônico dos EAS, referente a uma série de elementos construtivos, como: padrões de circulação, sistemas de transportes de materiais, equipamentos e resíduos sólidos; sistemas de renovação e controle das correntes de ar, facilidades de limpeza das superfícies e materiais; e instalações para a implementação do controle de infecções.

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UNIDADE FUNCIONAL: 1- ATENDIMENTO AMBULATORIAL

 

N.º ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO (min.)  
1.1 a 1.5 Ações Básicas de Saúde      
1.1 Sala de atendimento individualizado 1 9,0 m² HF
1.1, 1.3, 1.4 e 1.5 Sala de demonstração e educação em saúde 1 1,0 m² por ouvinte HF
1.1 Sala de imunização 1 6,0 m² HF
1.5 Sala de armazenagem e distribuição de alimentos de programas especiais   1,0 m² por tonelada para empilhamentos com h.= 2,0 m e com aproveitamento de 70% da m³ do ambiente  
1.2, 1.4, 1.5 Sala de relatório   1,0 m² por funcionário  
1.11 Enfermagem      
1.11 Sala de preparo de paciente (consulta de enferm., triagem, biometria)   6,0 m² HF
1.11 Sala de serviços   8,0 m² HF
1.8; 1.11 Sala de curativos / suturas e coleta de material (exceto ginecológico)   9,0 m² HF
1.11 Sala de reidratação (oral e intravenosa)   6,0 m² por paciente HF;EE
1.11 Sala de inalação individual 1, obrigatório em unidades p/ tratamento de AIDS 4,0 m² HF;FAM;FO;E
1.11 Sala de inalação coletiva   1,6 m² por paciente HF;FAM;FO
1.11 Sala de aplicação de medicamentos   5,5 m² HF
1.7 Consultórios ¹      
1.7; 1.8 Consultório indiferenciado 4 NC=(A.B):(C.D.E.F.) * 7,5 m²com dim. mínima=2,2 m HF
1.7 Consultório de serviço social – consulta de grupo   6,0 m² 0,8 m²p/ paciente  
1.7; 1.8 Consultório de ortopedia   7,5 m² ou 6,0 m² ( área de exames comum a outros consultó-rios com área mínima de 7,0 m²). Dim. mínima de ambos=2,2 m HF
1.7; 1.8 Consultório diferenciado ( oftalmo, otorrino, etc.)   A depender do equipamento utilizado. Distância mínima entre ca- HF
1.7; 1.8 Consultório odontológico coletivo   deiras odontológicas individuais numa mesma sala = 1 m HF;FAM;FVC
1.7; 1.8 Consultório odontológico   9,0 m²  
  Internação de Curta Duração ²      
1.11 Posto de enfermagem e serviços 1 a cada 12 leitos de curta duração 6,0 m² HF;EE
1.11 Área de prescrição médica   2,0 m²  
1.8; 1.9; 1.10; 1.11; 1.12 Quarto individual de curta duração 1 10,0m² = quarto de 1 leito

7,0m² por leito = quarto de 2 leitos

6,0m²por leito = quarto de 3 a 6 leitos

HF; HQ; FO; FAM; EE; ED
1.8; 1.9; 1.10; 1.11; 1.12 Quarto coletivo de curta duração   N.º máximo de leitos por quarto = 6

Distância entre leitos paralelos = 1m

Distância entre leito e paredes: cabeceira = inexistente; pé do leito = 1,2m; lateral = 0,5m

Na pediatria e na geriatria devem ser previstos espaços para cadeira de acompanhante ao lado do leito

 

AMBIENTES DE APOIO:

 

AMBIENTES DE APOIO:

  • Sala de espera para pacientes e acompanhantes
  • Área para registro de pacientes / marcação
  • Sala de utilidades
  • Depósito de material de limpeza
  • Sanitários para pacientes e público (mas. e fem.)
  • Sanitários para pacientes (anexo aos consultórios de gineco-obstetrícia, proctologia e urologia)
  • Banheiros para pacientes (1 para cada quarto)
  • Sanitários para funcionários
  • Depósito de equipamentos
  • Área para guarda de macas e cadeira de rodas
  • Sala administrativa
  • Copa

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