Como Montar Quarto Hospitalar Individual

Como Montar Quarto Hospitalar Individual

Em casos de regime de internação de curta duração, podemos definir algumas funções de acordo com a RDC 50:

Um quarto hospitalar Individual é um ambiente utilizado para internação de pacientes tanto em regime ambulatorial de curta duração até internação de longa duração, dependendo do estado de saúde e procedimento médico que foi realizado. Nesse ambiente realizam-se procedimentos terapêuticos, que requeiram preparação e/ou observação médica, executam e registram a assistência médica de enfermagem por período de até 24 horas, nos casos de internação de curta duração.

 

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O ambiente é equipado para realizar treinamento especializado para aplicação de procedimentos terapêutico e/ou manutenção ou uso de equipamentos especiais. e procedimentos médicos e odontológicos de pequeno porte, sob anestesia local(punções, biópsia, etc). Diagnósticos que requeiram preparação e/ou observação médica posterior, por período de até 24 horas, também são realizados em um quarto individual de curta duração.

Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Quarto de adulto – Internação de curta duração (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

 

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Em casos de regime de internação padrão, podemos definir algumas funções de acordo com a RDC 50:

  • Proporcionar condições de internar pacientes, em ambientes individuais ou coletivos, conforme faixa etária, patologia, sexo e intensividade de cuidados.
  • Executar e registrar a assistência médica diária.
  • Executar e registrar a assistência de enfermagem, administrando as diferentes intervenções sobre o paciente.
  • Prestar assistência nutricional e distribuir alimentação a pacientes (em locais específicos ou no leito) e a acompanhantes (quando for o caso).
  • Prestar assistência psicológica e social
  • Manter em isolamento paciente pós-terapia com potencial de emissão radioativa
  • Examinar e higienizar parturiente
  • Assistir parturientes em trabalho de parto

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Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Quarto de adulto – Internação Geral (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

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Equipamento de Apoio 
  • E1077 – Maca para Transporte
  • E1107 – Suporte de Soro
  • E018 – Cama Hospitalar
  • E071 – Régua de Gases
  • M021 – Lavatório
  • E1148 – Balde a Pedal
  • E1231 – Mesa de Cabeceira
  • M030 – Poltrona
  • E1182 – Escada com 2 Degraus
  • E075 – Suporte de Hamper
  • E1236 – Mesa para Refeição
  • E1135 – Armário

 

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Diretrizes para Instalações em Ambientes Hospitalares:

Colocação de Lavatórios/pias/lavabos cirúrgicos

Para lavagem das mãos existem três tipos básicos de equipamentos que são classificados como:

  • Lavatório – exclusivo para a lavagem das mãos. Possui pouca profundidade e formatos e dimensões variadas. Pode estar inserido em bancadas ou não;
  • Pia de lavagem – destinada preferencialmente à lavagem de utensílios podendo ser também usada para a lavagem das mãos. Possui profundidade variada, formato retangular ou quadrado e dimensões variadas. Sempre está inserida em bancadas;
  • Lavabo cirúrgico – exclusivo para o preparo cirúrgico das mãos e antebraço. Deve possuir profundidade suficiente que permita a lavagem do antebraço sem que o mesmo toque no equipamento. Lavabos com uma única torneira devem ter dimensões mínimas iguais a 50 cm de largura, 100 cm de comprimento e 50 cm de profundidade. A cada nova torneira inserida deve-se acrescentar 80 cm ao comprimento da peça. Para lavagem de fistulas na diálise, o lavabo deve seguir estas especificações.

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 Sempre que houver paciente (acamado ou não), examinado, manipulado, tocado, medicado ou tratado, é obrigatória a provisão de recursos para a lavagem de mãos através de lavatórios ou pias para uso da equipe de assistência. Nos locais de manuseio de insumos, amostras, medicamentos, alimentos, também é obrigatória a instalação de pias / lavatórios.

Esses lavatórios/pias/lavabos cirúrgicos devem possuir torneiras ou comandos do tipo que dispensem o contato das mãos quando do fechamento da água. Junto a estes deve existir provisão de sabão líquido degermante, além de recursos para secagem das mãos. Para os ambientes que executem procedimentos invasivos, cuidados a pacientes críticos e/ou que a equipe de assistência tenha contato direto com feridas e/ou dispositivos invasivos tais como cateteres e drenos, deve existir, além do sabão citado, provisão de anti-séptico junto as torneiras de lavagem das mãos. Nos lavabos cirúrgicos a torneira não pode ser do tipo de pressão com temporizador.

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Compartimentos Destinados à Internação de Pacientes Adultos e Infantis

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Cada quarto ou enfermaria de internação deve ser provido de banheiro exclusivo, além de um lavatório/pia para uso da equipe de assistência em uma área anterior a entrada do quarto/enfermaria ou mesmo no interior desses, fora do banheiro. Um lavatório/pia externo ao quarto ou enfermaria pode servir a no máximo 4 (quatro) quartos ou 2 (duas) enfermarias.

Na UTI deve existir um lavatório a cada 5 (cinco) leitos de não isolamento e no berçário 1 (um) lavatório a cada 4 (quatro) berços (intensivos ou não).

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Equipamento de Apoio 

  • E018 – Cama Hospitalar
  • E1107 – Suporte de Soro
  • M021 – Lavatório
  • E071 – Régua de Gases
  • E1148 – Balde a Pedal
  • E1231 – Mesa de Cabeceira
  • E010 – Biombo
  • M030 – Poltrona
  • E1182 – Escada com 2 Degraus
  • E075 – Suporte de Hamper
  • E1135 – Armário

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De acordo com a Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002,

  1. CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE CONTROLE DE INFECÇÃO

O presente capítulo fixa critérios para projetos arquitetônicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde visando seu bom desempenho quanto a condições ambientais que interferem no controle de infecção de serviços de saúde. Essa questão possui dois componentes técnicos, indispensáveis e complementares:

  1. a) o componente de procedimentos nos EAS, em relação a pessoas, utensílios, roupas e resíduos-RSS;
  2. b) o componente arquitetônico dos EAS, referente a uma série de elementos construtivos, como: padrões de circulação, sistemas de transportes de materiais, equipamentos e resíduos sólidos; sistemas de renovação e controle das correntes de ar, facilidades de limpeza das superfícies e materiais; e instalações para a implementação do controle de infecções.

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UNIDADE FUNCIONAL: 1- ATENDIMENTO AMBULATORIAL

 

N.º ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO (min.)
1.1 a 1.5 Ações Básicas de Saúde      
1.1 Sala de atendimento individualizado 1 9,0 m² HF
1.1, 1.3, 1.4 e 1.5 Sala de demonstração e educação em saúde 1 1,0 m² por ouvinte HF
1.1 Sala de imunização 1 6,0 m² HF
1.5 Sala de armazenagem e distribuição de alimentos de programas especiais 1,0 m² por tonelada para empilhamentos com h.= 2,0 m e com aproveitamento de 70% da m³ do ambiente
1.2, 1.4, 1.5 Sala de relatório 1,0 m² por funcionário
1.11 Enfermagem
1.11 Sala de preparo de paciente (consulta de enferm., triagem, biometria) 6,0 m² HF
1.11 Sala de serviços 8,0 m² HF
1.8; 1.11 Sala de curativos / suturas e coleta de material (exceto ginecológico) 9,0 m² HF
1.11 Sala de reidratação (oral e intravenosa) 6,0 m² por paciente HF;EE
1.11 Sala de inalação individual 1, obrigatório em unidades p/ tratamento de AIDS 4,0 m² HF;FAM;FO;E
1.11 Sala de inalação coletiva 1,6 m² por paciente HF;FAM;FO
1.11 Sala de aplicação de medicamentos 5,5 m² HF
1.7 Consultórios ¹
1.7; 1.8 Consultório indiferenciado 4 NC=(A.B):(C.D.E.F.) * 7,5 m²com dim. mínima=2,2 m HF
1.7 Consultório de serviço social – consulta de grupo 6,0 m² 0,8 m²p/ paciente
1.7; 1.8 Consultório de ortopedia 7,5 m² ou 6,0 m² ( área de exames comum a outros consultó-rios com área mínima de 7,0 m²). Dim. mínima de ambos=2,2 m HF
1.7; 1.8 Consultório diferenciado ( oftalmo, otorrino, etc.) A depender do equipamento utilizado. Distância mínima entre ca- HF
1.7; 1.8 Consultório odontológico coletivo deiras odontológicas individuais numa mesma sala = 1 m HF;FAM;FVC
1.7; 1.8 Consultório odontológico 9,0 m²
Internação de Curta Duração ²
1.11 Posto de enfermagem e serviços 1 a cada 12 leitos de curta duração 6,0 m² HF;EE
1.11 Área de prescrição médica 2,0 m²
1.8; 1.9; 1.10; 1.11; 1.12 Quarto individual de curta duração 1 10,0m² = quarto de 1 leito

7,0m² por leito = quarto de 2 leitos

6,0m²por leito = quarto de 3 a 6 leitos

HF; HQ; FO; FAM; EE; ED
1.8; 1.9; 1.10; 1.11; 1.12 Quarto coletivo de curta duração N.º máximo de leitos por quarto = 6

Distância entre leitos paralelos = 1m

Distância entre leito e paredes: cabeceira = inexistente; pé do leito = 1,2m; lateral = 0,5m

Na pediatria e na geriatria devem ser previstos espaços para cadeira de acompanhante ao lado do leito

 

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AMBIENTES DE APOIO:

  • Sala de espera para pacientes e acompanhantes
  • Área para registro de pacientes / marcação
  • Sala de utilidades
  • Depósito de material de limpeza
  • Sanitários para pacientes e público (mas. e fem.)
  • Sanitários para pacientes (anexo aos consultórios de gineco-obstetrícia, proctologia e urologia)
  • Banheiros para pacientes (1 para cada quarto)
  • Sanitários para funcionários
  • Depósito de equipamentos
  • Área para guarda de macas e cadeira de rodas
  • Sala administrativa
  • Copa

 

UNIDADE FUNCIONAL: 3 – INTERNAÇÃO

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO(min.)  
3.1 x      
3.1.2;3.1.3 Posto de enfermagem / prescrição médica 1 posto a cada 30 leitos 6,0 m² HF;EE
3.1.3 Sala de serviço 1 sala p/ cada posto de enfermagem 5,7 m² HF;EE
3.1.2;3.1.3 Sala de exames e curativos 1 a cada 30 leitos ( quando existir enfermaria que não tenha sub-divisão física dos leitos ) 7,5 m² HF;FAM;EE
3.1.2 Área para prescrição médica   2,0 m²  
3.1.3 Área de cuidados e higienização de lactente 1 a cada 12 berços ou fração 4,0 m² HF;HQ
3.1.1 à 3.1.5;3.1.7 Enfermaria de lactente 15 % dos leitos do estabelecimento. 4,5m² por leito = lactente HF;HQ;FO;FAM;
3.1.1 à 3.1.5;3.1.7; 4.5.9 Quarto de criança Deve haver no mínimo 1 quarto que possa servir  para isolamento a cada 9,0m² = quarto de 1 leito

5,0m² por leito = criança

EE;ED; FVC ( no caso  do uso  para
3.1.1 à 3.1.5;3.1.7 Enfermaria de criança 30 leitos ou fração Nº máximo de crianças até 2 anos por enfermaria = 12 “PPP” );EE;AC ¹
3.1.1 à 3.1.5;4.5.9; 4.7.2;4.7.3 Quarto de adolescente   10,0m² = quarto de 1 leito, ou 14,0m² com dimensão mínima de 3,0m no caso do uso para “PPP”

7,0m² por leito = quarto de 2 leitos

 
3.1.1 à 3.1.5 Enfermaria de adolescente   6,0m²por leito = enfermaria de 3 a 6 leitos  
3.1.1`a 3.1.5;4.5.9; 4.7.2.;4.7.3;3.2.1 Quarto de adulto A cada 30 leitos ou fração deve existir no mínimo 1 quarto para situações que requeiram isolamento Nº máximo de leitos por enfermaria = 6

Distância entre leitos paralelos = 1m

Distância entre leito e paredes:

 
3.1.1`a 3.1.5;3.2.1 Enfermaria de adulto     cabeceira = inexistente;  pé do leito = 1,2 m;  lateral = 0,5m

Para alojamento conjunto, o berço deve ficar ao lado do leito da mãe e afastado 0,6 m de outro berço.

 
3.1.6 Área de recreação / lazer / refeitório 1 para cada unidade de pediatria, psiquiatria e crônicos 1,2 m² por paciente em condições de exercer atividades recreativas / lazer HF
8.6.3; 8.6.4 Área ou antecâmara de acesso ao quarto de isolamento   1,8 m² HF
3.1.7 Sala de aula   0,8m ²por aluno  

 

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AMBIENTES DE APOIO:

  • Sala de utilidades
  • Banheiro (anexo a sala de estar para acompanhantes na pediatria)
  • Banheiro para acompanhantes na pediatria
  • Área para guarda de macas e cadeira de rodas
  • Sanitários para público e funcionário ( mas. e fem. )
  • Sala administrativa
  • Rouparia
  • Sanitários para funcionários
  • Sala de estar para acompanhantes na pediatria
  • Sala de estar para pacientes, acompanhantes e visitantes
  • Depósito de material de limpeza
  • Depósito de equipamentos e materiais
  • Banheiro para pacientes (cada quarto ou enfermaria, exceto lactente, deve ter acesso
  • Sala para coleta de leite humano (somente para enfermarias) direto a um banheiro, podendo este servir a no máximo 2 enfermarias)
  • Copa de distribuição

 

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