Como Montar Sala de Arquivo médico

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A sala de arquivo médico, Recebe, confere, ordena, analisa, arquiva e  abriga documentos, prontuários, fichas e formulários dos pacientes e de situações onde o usuário precisou utilizar o serviço médico com algum procedimento. A área da sala de arquivo médico é proporcional ao tamanho do estabelecimento de saúde, devido a maior quantidade de pacientes, maior deve ser a sala de arquivos. Sistemas de informação digital estão cada vez mais sendo utilizados em unidades de saúde, afim de viabilizar o ambiente hospitalar e organizar de maneira dinâmica e online, os documentos necessários para atendimentos médicos, análise e tratamentos.

Quanto mais funcionalidade e maior acessibilidade temos em salas de arquivo, maior o grau de competência do hospital em resolver tramites e questões burocráticas. A organização do layout deve seguir normas de circulação e permanência, mas a funcionalidade se deve ao fato de utilizar um mobiliário que seja de fácil manuseio e consulta, podendo ser utilizado sistemas de Arquivos deslizantes, portas de correr,  considerando a organização e otimização do espaço.

 

Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Arquivo médico (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

 

Equipamento de Apoio 

  • E043 – Impressora
  • E054 – Computador
  • E072 – Relógio de Parede
  • E252 – Arquivo Deslizante Mecânico
  • E1156 – Cadeira
  • E1186 – Estante
  • M009 – Cesto de Lixo
  • E1235 – Mesa para Impressora
  • E1234 – Mesa para Computador
  • E1232 – Mesa de Escritório
  • E1157 – Cadeira Giratória
  • M032 – Escada

 

Mesmo em ambientes que não fazem parte de um hospital, existem normas para a construção de uma sala de aplicação de medicamentos e injetáveis, como o exemplo de farmácias, onde certos tipos de medicamentos podem ser aplicados com a assistência de um farmacêutico.

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UNIDADE FUNCIONAL: 7 – APOIO ADMINISTRATIVO

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO (min.)
7.1; 7.2 Serviços Administrativos/ Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico
7.1.1 e 7.2.1 Sala de direção A depender das atividades e organi- 12,0 m² ADE
1.3;1.4; 7.1.1 7.1.2; 7.2.1 e 7.2.2 Sala de reuniões zação administrativa do EAS 2,0 m² por pessoa
7.1 Sala administrativa 5,5 m² por pessoa
7.1.2 a 7.1.6; 7.2.2; 7.2.3; 7.3.5 Área para execução dos serviços administrativos, clínicos, de enfermagem e técnico 1 5,5 m² por pessoa
7.1.6 Arquivo administrativo 1 A depender da tecnologia utilizada
7.1.3 Área para controle de funcionário (ponto) 4,0 m²
7.1.7 e 7.2.3 Área para atendimento ao público

– Protocolo

– Tesouraria

– Posto de informações (administrativas e/ou clínicas)

A depender das atividades e organização administrativa do estabelecimento Protocolo = 3,0 m² por funcionário

Tesouraria = 2,5 m² por funcionário

Posto de informações = 3,0 m²

7.3 Documentação e Informação
7.3.1 Área para registro de pacientes / marcação 1 5,0 m² ADE
7.3.2 Área para notificação médica de pacientes de atendimento imediato 1, quando existir Atendimento Imediato 5,0 m²
7.3.3 Posto policial 1, quando existir Emergência 4,0 m²
7.3.4 Arquivo médico

Arquivo ativo

Arquivo passivo

1 A depender da tecnologia utilizada

AMBIENTES DE APOIO:

Serviços administrativos…:

Documentação e Informação:

  • Sanitários para funcionários  e público
  • Salas administrativas
  • Copa
  • Sanitários para funcionários
  • Depósito de material de limpeza
  • Sala de espera

 

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