Como Montar Sala de Arquivo médico
PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS
A sala de arquivo médico, Recebe, confere, ordena, analisa, arquiva e abriga documentos, prontuários, fichas e formulários dos pacientes e de situações onde o usuário precisou utilizar o serviço médico com algum procedimento. A área da sala de arquivo médico é proporcional ao tamanho do estabelecimento de saúde, devido a maior quantidade de pacientes, maior deve ser a sala de arquivos. Sistemas de informação digital estão cada vez mais sendo utilizados em unidades de saúde, afim de viabilizar o ambiente hospitalar e organizar de maneira dinâmica e online, os documentos necessários para atendimentos médicos, análise e tratamentos.
Quanto mais funcionalidade e maior acessibilidade temos em salas de arquivo, maior o grau de competência do hospital em resolver tramites e questões burocráticas. A organização do layout deve seguir normas de circulação e permanência, mas a funcionalidade se deve ao fato de utilizar um mobiliário que seja de fácil manuseio e consulta, podendo ser utilizado sistemas de Arquivos deslizantes, portas de correr, considerando a organização e otimização do espaço.
Equipamento de Apoio
- E043 – Impressora
- E054 – Computador
- E072 – Relógio de Parede
- E252 – Arquivo Deslizante Mecânico
- E1156 – Cadeira
- E1186 – Estante
- M009 – Cesto de Lixo
- E1235 – Mesa para Impressora
- E1234 – Mesa para Computador
- E1232 – Mesa de Escritório
- E1157 – Cadeira Giratória
- M032 – Escada
Mesmo em ambientes que não fazem parte de um hospital, existem normas para a construção de uma sala de aplicação de medicamentos e injetáveis, como o exemplo de farmácias, onde certos tipos de medicamentos podem ser aplicados com a assistência de um farmacêutico.
PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS
UNIDADE FUNCIONAL: 7 – APOIO ADMINISTRATIVO
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Nº ATIV. | UNIDADE / AMBIENTE | DIMENSIONAMENTO | INSTALAÇÕES | |
QUANTIFICAÇÃO (min.) | DIMENSÃO (min.) | |||
7.1; 7.2 | Serviços Administrativos/ Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico | |||
7.1.1 e 7.2.1 | Sala de direção | A depender das atividades e organi- | 12,0 m² | ADE |
1.3;1.4; 7.1.1 7.1.2; 7.2.1 e 7.2.2 | Sala de reuniões | zação administrativa do EAS | 2,0 m² por pessoa | |
7.1 | Sala administrativa | 5,5 m² por pessoa | ||
7.1.2 a 7.1.6; 7.2.2; 7.2.3; 7.3.5 | Área para execução dos serviços administrativos, clínicos, de enfermagem e técnico | 1 | 5,5 m² por pessoa | |
7.1.6 | Arquivo administrativo | 1 | A depender da tecnologia utilizada | |
7.1.3 | Área para controle de funcionário (ponto) | 4,0 m² | ||
7.1.7 e 7.2.3 | Área para atendimento ao público
– Protocolo – Tesouraria – Posto de informações (administrativas e/ou clínicas) |
A depender das atividades e organização administrativa do estabelecimento | Protocolo = 3,0 m² por funcionário
Tesouraria = 2,5 m² por funcionário Posto de informações = 3,0 m² |
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7.3 | Documentação e Informação | |||
7.3.1 | Área para registro de pacientes / marcação | 1 | 5,0 m² | ADE |
7.3.2 | Área para notificação médica de pacientes de atendimento imediato | 1, quando existir Atendimento Imediato | 5,0 m² | |
7.3.3 | Posto policial | 1, quando existir Emergência | 4,0 m² | |
7.3.4 | Arquivo médico
Arquivo ativo Arquivo passivo |
1 | A depender da tecnologia utilizada |
AMBIENTES DE APOIO:
Serviços administrativos…:
Documentação e Informação:
- Sanitários para funcionários e público
- Salas administrativas
- Copa
- Sanitários para funcionários
- Depósito de material de limpeza
- Sala de espera
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