Como Montar uma Unidade de Serviços Administrativos/ Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico

Como Montar uma Unidade de Serviços Administrativos, Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico

 

PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS

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De acordo com RESOLUÇÃO CFN Nº 600, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018 uma unidade de Serviços Administrativos, Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico presta atividades como:

Realizar os serviços administrativos do estabelecimento:

 

  • dirigir os serviços administrativos;
  • assessorar a direção do EAS no planejamento das atividades e da política de investimentos em recursos humanos, físicos, técnicos e tecnológicos;
  • executar administração de pessoal;
  • fazer compra de materiais e equipamentos;
  • executar administração orçamentária, financeira, contábil e faturamento;
  • organizar, processar e arquivar os dados de expediente;
  • prestar informações administrativas aos usuários e funcionários; e
  • apurar custos da prestação de assistência e outros.

Realizar os serviços de planejamento clínico, de enfermagem e técnico:

  • dirigir os serviços clínicos, de enfermagem e técnico do estabelecimento;
  • executar o planejamento e supervisão da assistência; e
  • prestar informações clínicas e de enfermagem ao paciente.

Realizar serviços de documentação e informação em saúde:

  • registrar a movimentação dos pacientes e serviços clínicos do estabelecimento;
  • proceder a marcação de consultas e exames;
  • fazer as notificações médicas e as movimentações dos pacientes do atendimento imediato;
  • receber, conferir, ordenar, analisar e arquivar os prontuários dos pacientes;
  • elaborar e divulgar estatísticas de produção e dados nosológicos do estabelecimento; e
  • fazer notificação policial dos casos de acidente e violência.

 Biossegurança em Laboratórios

Conjunto de práticas, equipamentos e instalações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de prestação de serviços, pesquisas, produção e ensino, visando a saúde dos homens, a preservação do ambiente e a qualidade dos resultados.

 (Ministério da Saúde, 2002)

 

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Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Área para execução dos serviços administrativos, clínicos, de enfermagem e técnico (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

 

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Equipamento de Apoio 

  • Impressora
  • Computador
  • Arquivo
  • Cadeira
  • Estante
  • Cesto de Lixo
  • Mesa para Impressora
  • Mesa para Computador
  • Mesa de Escritório
  • Cadeira Giratória
  • Quadro de Avisos

Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Posto de Informações o de uma unidade funcional de Serviços Administrativos/ Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

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UNIDADE FUNCIONAL: 7 – APOIO ADMINISTRATIVO

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO (min.)  
7.1; 7.2 Serviços Administrativos/ Serviços Clínicos, de Enfermagem e Técnico      
7.1.1 e 7.2.1 Sala de direção A depender das atividades e organi- 12,0 m² ADE
1.3;1.4; 7.1.1 7.1.2; 7.2.1 e 7.2.2 Sala de reuniões zação administrativa do EAS 2,0 m² por pessoa  
7.1 Sala administrativa   5,5 m² por pessoa  
7.1.2 a 7.1.6; 7.2.2; 7.2.3; 7.3.5 Área para execução dos serviços administrativos, clínicos, de enfermagem e técnico 1 5,5 m² por pessoa  
7.1.6 Arquivo administrativo 1 A depender da tecnologia utilizada  
7.1.3 Área para controle de funcionário (ponto)   4,0 m²  
7.1.7 e 7.2.3 Área para atendimento ao público

– Protocolo

– Tesouraria

– Posto de informações (administrativas e/ou clínicas)

A depender das atividades e organização administrativa do estabelecimento Protocolo = 3,0 m² por funcionário

Tesouraria = 2,5 m² por funcionário

Posto de informações = 3,0 m²

 
7.3 Documentação e Informação      
7.3.1 Área para registro de pacientes / marcação 1 5,0 m² ADE
7.3.2 Área para notificação médica de pacientes de atendimento imediato 1, quando existir Atendimento Imediato 5,0 m²  
7.3.3 Posto policial 1, quando existir Emergência 4,0 m²  
7.3.4 Arquivo médico

Arquivo ativo

Arquivo passivo

1 A depender da tecnologia utilizada  

 

AMBIENTES DE APOIO:

Serviços administrativos

Documentação e Informação:

  • Sanitários para funcionários  e público
  • Salas administrativas
  • Copa 
  • Sanitários para funcionários
  • Depósito de material de limpeza
  • Sala de espera

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