Como Montar uma Unidade de Internação

Como Montar uma Unidade de Internação

 

 

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As Unidades de internação se dispões de ambientes funcionais compostos por quartos e enfermarias, apoio à diagnóstico, tratamento, podendo ser  internação clínica obstétrica, internação clínica especializada, internação intensiva. O tempo de internação também interfere no tipo de instalação e layout do quarto, dado que existem internações de curta duração, internação geral (contendo Posto de enfermagem, sala de serviço, sala de exames e curativos e área de recreação ), Internação geral de recém-nascidos (neonatologia), Internação intensiva-UTI ( contendo Área para prescrições médicas, sala de serviço e demais salas de apoio, Posto de enfermagem, estação central de monitoração, Áreas e quartos de pacientes) e Internação para tratamento de queimados (UTQ) . 

Algumas das atividades principais são citadas na RDC 50 como :

  • Proporcionar condições de internar pacientes, em ambientes  individuais ou coletivos, conforme faixa etária, patologia, sexo e intensividade de cuidados;
  • Executar e registrar a assistência médica diária;
  • Executar e registrar a assistência de enfermagem, administrando as diferentes intervenções sobre o paciente;
  • Prestar assistência nutricional e distribuir alimentação a pacientes (em locais específicos ou no leito) e a acompanhantes (quando for o caso);
  • Prestar  assistência  psicológica e social;
  • Realizar atividades de recreação infantil e de terapia ocupacional; e
  • Prestar assistência pedagógica infantil (de 1º grau) quando o período de internação for superior a 30 dias.

 

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UNIDADE FUNCIONAL: 3 – INTERNAÇÃO

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO(min.)  
3.1 x      
3.1.2;3.1.3 Posto de enfermagem / prescrição médica 1 posto a cada 30 leitos 6,0 m² HF;EE
3.1.3 Sala de serviço 1 sala p/ cada posto de enfermagem 5,7 m² HF;EE
3.1.2;3.1.3 Sala de exames e curativos 1 a cada 30 leitos ( quando existir enfermaria que não tenha sub-divisão física dos leitos ) 7,5 m² HF;FAM;EE
3.1.2 Área para prescrição médica   2,0 m²  
3.1.3 Área de cuidados e higienização de lactente 1 a cada 12 berços ou fração 4,0 m² HF;HQ
3.1.1 à 3.1.5;3.1.7 Enfermaria de lactente 15 % dos leitos do estabelecimento. 4,5m² por leito = lactente HF;HQ;FO;FAM;
3.1.1 à 3.1.5;3.1.7; 4.5.9 Quarto de criança Deve haver no mínimo 1 quarto que possa servir  para isolamento a cada 9,0m² = quarto de 1 leito

5,0m² por leito = criança

EE;ED; FVC ( no caso  do uso  para
3.1.1 à 3.1.5;3.1.7 Enfermaria de criança 30 leitos ou fração Nº máximo de crianças até 2 anos por enfermaria = 12 “PPP” );EE;AC ¹
3.1.1 à 3.1.5;4.5.9; 4.7.2;4.7.3 Quarto de adolescente   10,0m² = quarto de 1 leito, ou 14,0m² com dimensão mínima de 3,0m no caso do uso para “PPP”

7,0m² por leito = quarto de 2 leitos

 
3.1.1 à 3.1.5 Enfermaria de adolescente   6,0m²por leito = enfermaria de 3 a 6 leitos  
3.1.1`a 3.1.5;4.5.9; 4.7.2.;4.7.3;3.2.1 Quarto de adulto A cada 30 leitos ou fração deve existir no mínimo 1 quarto para situações que requeiram isolamento Nº máximo de leitos por enfermaria = 6

Distância entre leitos paralelos = 1m

Distância entre leito e paredes:

 
3.1.1`a 3.1.5;3.2.1 Enfermaria de adulto     cabeceira = inexistente;  pé do leito = 1,2 m;  lateral = 0,5m

Para alojamento conjunto, o berço deve ficar ao lado do leito da mãe e afastado 0,6 m de outro berço.

 
3.1.6 Área de recreação / lazer / refeitório 1 para cada unidade de pediatria, psiquiatria e crônicos 1,2 m² por paciente em condições de exercer atividades recreativas / lazer HF
8.6.3; 8.6.4 Área ou antecâmara de acesso ao quarto de isolamento   1,8 m² HF
3.1.7 Sala de aula   0,8m ²por aluno  

AMBIENTES DE APOIO:

-Sala de utilidades                                                                                              -Banheiro (anexo a sala de estar para acompanhantes na pediatria)

Banheiro para acompanhantes na pediatria                                                  *-Área para guarda de macas e cadeira de rodas

-Sanitários para público e funcionário ( mas. e fem. )                                     *-Sala administrativa

-Rouparia                                                                                                             *-Sanitários para funcionários

                         –Sala de estar para acompanhantes na pediatria                                            *-Sala de estar para pacientes, acompanhantes e visitantes

                         -Depósito de material de limpeza                                                                      *-Depósito de equipamentos e materiais

-Banheiro para pacientes (cada quarto ou enfermaria, exceto lactente, deve ter acesso                *-Sala para coleta de leite humano (somente para enfermarias)

direto a um banheiro, podendo este servir a no máximo 2 enfermarias)    *-Copa de distribuição

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UNIDADE FUNCIONAL: 3 – INTERNAÇÃO (cont.)

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO(min.)  
3.2 Internação de recém-nascido (neonatologia) A unidade completa é obrigatória a partir da existência de 12 berços de RN de c. intermediários/sadios ou 5 berços de RN de cuidados intensivos ¹    
3.2.4;3.2.5 Posto de enfermagem / prescrição médica 1 a cada 15 berços de cuidados in-termediários ou sadios e 1 para cada berçário de cuidados intensivos 4,5 m² HF;EE
3.2.4. Área para prescrição médica   2,0 m²  
3.2.5 Área de serviços de enfermagem 1 Área de serviços por posto de enfermagem 6,0 m² HF;EE
3.2.5 Área de cuidados e higienização² 1 a cada 15 berços ou fração 4,0 m² HF;HQ;FVC;

FAM; EE

3.2.1;3.2.6 Berçário de sadios   2,2 m² por berço (R.N. sadio) e 4,5 m² (outros), mantendo uma distância mínima de 0,6 m (sadios) e 1 m (outros) entre berços e entre estes e paredes, exceto entre cabeceira do berço e parede. HF; EE
3.2.2;3.2.6 Berçário de cuidados intermediários 1. Devem existir 4 berços a cada 80 RN/ano de baixo peso (-2500 g) Para alojamento conjunto³, o berço deve ficar ao lado do leito da mãe e afastado 0,6 m de outro berço. HF;HQ;FVC;

FAM; EE;FO

3.2.3;3.2.6 Berçário de cuidados intensivos – UTI neonatal 4 Mínimo de 5 leitos, sendo 1 berços a cada 80 RN/ano de baixo peso (-2500 g). É obrigatório em todo em EAS que atendam gravidez/parto de alto risco 6,5 m² por berço.

Distância entre paredes e berço = 1 m, exceto cabeceira

Distância entre berços = 2 m

HF;FO;FAM;AC;EE; FVC;ED;E

Vide Manual de Assistência ao Recém Nascido, Coordenação Materno Infantil do Ministério da Saúde, 1994 e Portaria 1091/GM de 25/08/99, publicada no DO 26/08/99, sobre Unidade de cuidados intermediários neonatal no âmbito do SUS.

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AMBIENTES DE APOIO:

                         Internação de recém-nascido – neonatologia ( unidade de acesso restrito):

-Sala de utilidades                                                                                              *-Sala administrativa

-Área para registro de pacientes (controle de entrada e saída)                    *-Copa de distribuição

-Quarto de plantão (“in loco” ou não)                                                              *-Área para guarda de carros de transferência de R.N.

-Sanitários para funcionários                                                                            *-Sala para coleta de leite (obrigatório quando a mãe não estiver internada no mesmo EAS)

-Depósito de equipamentos / materiais                                                            *-Sala de estar para visitante (anexa à unidade)

-Depósito de material de limpeza                                                                      *-Sanitários para público (junto à sala de estar)

-Vestiário de acesso à unidade

 

UNIDADE FUNCIONAL: 3 – INTERNAÇÃO (cont.)

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO(min.)  
3.3 Internação intensiva-UTI / CTI (1) É obrigatória a existência em hospitais terciários e em hospitais secundários com capacidade ³ 100 leitos, bem como nos especializados que atendam pacientes graves ou de risco e em EAS que atendam gravidez /parto de alto risco. Neste último caso o EAS deve dispor de UTIs adulto e neonatal.    
3.3.2;3.3.3; 3.3.5 Posto de enfermagem / área de serviços de enfermagem 1 para cada área coletiva ou conjunto de quartos, independente do nº de leitos. Ao menos um dos postos (quando houver mais de um) deve possuir  6,0m². HF;EE
3.3.2 Área para prescrição médica   1,5 m²  
3.3.1 à 3.3.3;

3.3.5; à 3.3.7

Quarto (isolamento ou não) Mínimo de 5 leitos podendo existir quartos ou áreas coletivas, ou am-bos a critério do EAS. O nº de leitos de UTI deve corresponder a no mí-nimo 6% do total de leitos do EAS. 10,0 m²com distância de 1 m entre paredes e leito, exceto cabeceira  e com espaço suficiente para manobra da maca junto ao pé dessa. HF;FO;FAM;AC;EE;FVC;ED;E
3.3.1 à 3.3.3;

3.3.5; à 3.3.7

Área coletiva de tratamento ( exceto neonatologia ) Deve ser previsto um quarto de isolamento para cada 10 leitos de UTI, ou fração. 9,0 m² por leito com distância de 1 m entre paredes e leito, exceto cabeceira e de 2 m entre leitos e com espaço suficiente para manobra da maca junto ao pé dessa. HF;FO;FAM;AC;EE;FVC;ED
5.3.1; 5.3.2 Sala de higenização e preparo de equipamentos / material 1. “In loco” ou não 6,0m² com dimensão mínima igual a 1,5 m HF
3.3.8 Sala de entrevistas   6,0m²  

 

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AMBIENTES DE APOIO:

                         CTI/UTI ( unidade de acesso restrito):

                         –Sala de utilidades                                                                                        -Sala de espera para acompanhantes e visitantes ( anexo à unidade ou não )

-Quarto de plantão                                                                                       -Sala administrativa ( secretaria )

-Rouparia                                                                                                       -Depósito de material de limpeza

-Depósito de equipamentos e materiais                                                     -Copa

-Banheiro para quarto de plantão                                                               *-Área de estar para equipe de saúde

-Sanitários com vestiários para funcionários ( mas. e fem. )                   *-Sanitário para público (junto à sala de espera)

-Sanitário para pacientes ( geral ) – Pode ser substituído, quando se fizer uso de quartos individuais, por equipamento ou bancada contendo lavatório e bacia sanitária juntos.

 

 

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Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
    QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO(min.)  
  Internação Para Tratamento Intensivo de Queimados-UTQ A unidade deve existir a partir da necessidade de 5 leitos para queimados    
3.4.1 Área de recepção e preparo de paciente 1 Suficiente para o recebimento de uma maca  
3.4.3;3.4.4;3.4.9 Posto de enfermagem / prescrição médica 1 a cada 10 leitos

 

6,0 m² HF;EE
3.4.3 Área para prescrição médica   2,0 m²  
3.4.3;3.4.4;3.4.6 Sala de exames e curativos 1 a cada 30 leitos ( quando existir enfermaria que não tenha sub-divisão física dos leitos ) 7,5 m² HF;FAM;EE
3.4.4 Sala de serviços Cada posto deve ser servido por ao menos 1 sala. 5,7 m² HF;EE
3.4.2;3.4.4;

3.4.9;3.4.10

Quarto A cada 10 leitos de enfermaria ou fração,tem de existir um quarto para 12,0m² com distância de 1 m entre paredes e leito, exceto cabeceira HF;HQ;FO;FAM;

FVC;AC;EE;ED

3.4.2;3.4.4

3.4.9;3.4.10

Enfermaria de adulto, de adolescente e criança isolamento. Nº máximo de leitos por enfermaria = 6 7,0m² por leito = quarto de 2 leitos

6,0m² por leito = enfermaria de 3 à 6 leitos

Distância entre leitos paralelos = 1m

Distância entre leito e paredes =

cabeceira = inexistente; pé do leito = 1,2m; lateral = 0,5m

Nos leitos pediatria, deve ser previsto espaço para cadeira de acompanhante ao lado destes

 
3.4.5;3.4.6 Sala para tratamento de balneoterapia 1 12,0 m² HF;HQ;FO;EE;

ED;FN

3.4.3;3.4.4 Banco de pele   3,0 m² HF;EE

AMBIENTES DE APOIO:

                         UTQ ( unidade de acesso restrito):

                         Sala de utilidades                                                                                              -Salão para cinésioterapia e mecanoterapia (“in loco” ou não)

-Sala cirúrgica (“in loco” ou no centro cirúrgico)                                            -Depósito de material de limpeza

-Copa                                                                                                                   *-Área para guarda de macas e cadeira de rodas

-Depósito de equipamentos                                                                              *-Sala administrativa

-Rouparia                                                                                                             *-Sala de estar para visitante (anexo à unidade)

-Quarto de plantão para funcionários (“in loco” ou não )                              *-Sanitário para público (sala de estar)

-Banheiros com vestiários para funcionários (paramentação, barreira de acesso à unidade – mas. e fem.)

-Banheiro para pacientes (cada quarto ou enfermaria deve ter acesso direto a um banheiro, podendo este servir a no máximo 2 enfermarias)

 

 

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