Como Montar uma Unidade de Central de Material Esterilizado

Como Montar uma Unidade de Central de Material Esterilizado

 

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De acordo com RESOLUÇÃO CFN Nº 600, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018 uma Central de Material Esterilizado se define como:

 

Central de material esterilizado (CME) – unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde. Pode se localizar dentro ou fora da edificação usuária dos materiais.(Ministério da Saúde,2002)

B.2.3- Central de Material Esterilizado.

 ->Recebimento de roupa limpa / material

->descontaminação de material

->separação e lavagem de material

->preparo de roupas e material

->esterilização

->aeração (quando for o caso)

->guarda e distribuição.

 

Obs: As atividades de recebimento, descontaminação, lavagem e separação de materiais são consideradas “sujas” e portanto devem ser, obrigatoriamente, realizadas em ambiente(s) próprio(s) e exclusivo(s), e com paramentação adequada com a colocação dos seguintes EPIs: avental plástico, botas, óculos e luvas (não cirúrgica). Entretanto, deve permitir a passagem direta dos materiais entre este(s) ambiente(s) e os demais ambientes “limpos” através de guichê ou similar.

 

III – centro de material e esterilização – CME: unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde; ( RESOLUÇÃO – RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012)

 

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Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Área para Sala de Esterilização / estocagem de material esterilizado de uma  Central de Material Esterilizado  Simplificada (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

 

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Art. 29 Os profissionais da CME e da empresa processadora devem receber capacitação específica e periódica nos seguintes temas:

I – classificação de produtos para saúde;

II – conceitos básicos de microbiologia;

III – transporte dos produtos contaminados;

IV – processo de limpeza, desinfecção, preparo, inspeção, acondicionamento, embalagens, esterilização, funcionamento dos equipamentos existentes;

V – monitoramento de processos por indicadores químicos, biológicos e físicos;

VI – rastreabilidade, armazenamento e distribuição dos produtos para saúde;

VII – manutenção da esterilidade do produto.

(Ministério da Saúde,2012)

Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Área para recepção, descontaminação e separação de materiais de uma  Central de Material Esterilizado  Simplificada (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

 

 

Art. 44 O CME Classe I deve possuir, minimamente, os seguintes ambientes:

I – Área de recepção e limpeza (setor sujo);

II – Área de preparo e esterilização (setor limpo);

III – Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);

IV – Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e

V – Área de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).

Art. 45 O dimensionamento das áreas do CME Classe I deve ser efetuado em função da demanda e dos métodos de processamento utilizados.

Art. 46 O CME Classe I deve possuir, no mínimo, barreira técnica entre o setor sujo e os setores limpos.

Art. 47 O CME Classe II e a empresa processadora devem possuir, minimamente, os seguintes ambientes:

I – Sala de recepção e limpeza (setor sujo);

II – Sala de preparo e esterilização (setor limpo);

III – Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);

IV – Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e

V – Sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).

(Ministério da Saúde, 2012)

 

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Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Sala de esterilização p/ esterilização química gasosa (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)

 

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UNIDADE FUNCIONAL: 5- APOIO TÉCNICO

 

Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES
QUANTIFICAÇÃO (min.) DIMENSÃO (min.)
5.3 Central de Material Esterilizado Deve existir quando houver centros cirúrgico, obstétrico e/ou ambula-torial, hemodinâmica, emerg de alta complexidade e urgência. A unida-de pode se localizar fora do EAS
5.3.1;5.3.2 Sala composta de:

·       Área para recepção, descontaminação e separação de materiais

 

1

0,08 m² por leito com área mínima de 8,0 m² HF;HQ;E;

ADE

·       Área para lavagem de materiais 1
5.3.2 Sala para lavagem e preparo de luvas (entalcamento) 7,0 m²
5.3.3 Sala composta de:

·       Área para recepção de roupa limpa

4,0 m²
5.3.4 ·       Área para preparo de materiais e roupa limpa 1 0,25m² por leito com área mínima de 12,0 m²
5.3.5; 5.3.6 ·       Área para esterilização física

·       Área para esterilização química líquida

A depender do equipamento utilizado. Distância mínima entre as autoclaves = 20 cm  

HF;E

5.3.5; 5.3.6;5.3.7 Sub-unidade para esterilização química gasosa ¹

– Área de comando

– Sala de esterilização

– Sala ou área de depósito de recipientes de ETO

– Sala de aeração

– Área de tratamento do gás

Comando = 2,0 m

S. de esterilização = 5,0 m²

Depósito = 0,5 m²

S. de aeração = 6,0 m²

HF;AC;E
5.3.7;5.3.8 Sala de armazenagem e distribuição de materiais e roupas esterilizados 1 0,2 m² por leito com o mínimo de 10,0 m² AC
-Área para armaz. e distribuição de mat. esterilizados descartáveis 1 25 % da área de armazenagem de material esterilizado
5.3 Central de Material Esterilizado – Simplificada ² Em estabelecimentos de sangue e hemocomponentes, laboratórios au-tônomos ou EAS que não realiza atividades cirúrgicas, pode-se dis-pensar a toda a CME, inclusive os ambientes de apoio, em favor dessa
4.1.5; 4.1.6; 5.3.1;

5.3.2; 5.3.9

Sala de lavagem e descontaminação 1 A sala de utilidades pode substituir esta sala ou vice-versa. 4,8 m² HF;HQ
5.3.4; 5.3.5;5.3.6

5.3.7; 5.3.8;5.3.9

Sala de esterilização 1 3,2 m² E

Vide Manual do Ministério da Saúde – Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde.

 

AMBIENTES DE APOIO:

  • Sanitários com vestiário para funcionários (barreira para as áreas de recepção de roupa limpa, preparo de materiais, esterilização e sala/área de armazenagem e distribuição – área “limpa”)
  • Sanitário para funcionários (área “suja” – recepção, descontaminação, separação e lavagem de materiais). Não se constitui necessariamente em barreira à área suja. Os sanitários com vestiários poderão ser comuns às áreas suja e limpa, desde que necessariamente estes se constituam em uma barreira a área limpa e o acesso à área suja não seja feito através de nenhum ambiente da área limpa.
  • Depósito(s) de material de limpeza (pode ser comum para as áreas “suja e limpa”, desde que seu acesso seja externo a essas)
  • Sala administrativa
  • Área para manutenção dos equipamentos de esterilização física (exceto quando de barreira)
  • Vestiário de barreira às salas de esterilização e de lavagem e descontaminação (exclusivo para a CME simplificada)

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