Como Montar uma Unidade de Central de Material Esterilizado
PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS
De acordo com RESOLUÇÃO CFN Nº 600, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2018 uma Central de Material Esterilizado se define como:
Central de material esterilizado (CME) – unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde. Pode se localizar dentro ou fora da edificação usuária dos materiais.(Ministério da Saúde,2002)
B.2.3- Central de Material Esterilizado.
->Recebimento de roupa limpa / material
->descontaminação de material
->separação e lavagem de material
->preparo de roupas e material
->esterilização
->aeração (quando for o caso)
->guarda e distribuição.
Obs: As atividades de recebimento, descontaminação, lavagem e separação de materiais são consideradas “sujas” e portanto devem ser, obrigatoriamente, realizadas em ambiente(s) próprio(s) e exclusivo(s), e com paramentação adequada com a colocação dos seguintes EPIs: avental plástico, botas, óculos e luvas (não cirúrgica). Entretanto, deve permitir a passagem direta dos materiais entre este(s) ambiente(s) e os demais ambientes “limpos” através de guichê ou similar.
III – centro de material e esterilização – CME: unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde; ( RESOLUÇÃO – RDC Nº 15, DE 15 DE MARÇO DE 2012)
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Exemplo de Layout de acordo com RDC 50 para Área para Sala de Esterilização / estocagem de material esterilizado de uma Central de Material Esterilizado Simplificada (Ministério da Saúde, Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde)
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Art. 29 Os profissionais da CME e da empresa processadora devem receber capacitação específica e periódica nos seguintes temas:
I – classificação de produtos para saúde;
II – conceitos básicos de microbiologia;
III – transporte dos produtos contaminados;
IV – processo de limpeza, desinfecção, preparo, inspeção, acondicionamento, embalagens, esterilização, funcionamento dos equipamentos existentes;
V – monitoramento de processos por indicadores químicos, biológicos e físicos;
VI – rastreabilidade, armazenamento e distribuição dos produtos para saúde;
VII – manutenção da esterilidade do produto.
(Ministério da Saúde,2012)
Art. 44 O CME Classe I deve possuir, minimamente, os seguintes ambientes:
I – Área de recepção e limpeza (setor sujo);
II – Área de preparo e esterilização (setor limpo);
III – Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);
IV – Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e
V – Área de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).
Art. 45 O dimensionamento das áreas do CME Classe I deve ser efetuado em função da demanda e dos métodos de processamento utilizados.
Art. 46 O CME Classe I deve possuir, no mínimo, barreira técnica entre o setor sujo e os setores limpos.
Art. 47 O CME Classe II e a empresa processadora devem possuir, minimamente, os seguintes ambientes:
I – Sala de recepção e limpeza (setor sujo);
II – Sala de preparo e esterilização (setor limpo);
III – Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo);
IV – Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e
V – Sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados (setor limpo).
(Ministério da Saúde, 2012)
PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS
PROJETOS PARA CLÍNICAS E HOSPITAIS
UNIDADE FUNCIONAL: 5- APOIO TÉCNICO
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Nº ATIV. | UNIDADE / AMBIENTE | DIMENSIONAMENTO | INSTALAÇÕES | |
QUANTIFICAÇÃO (min.) | DIMENSÃO (min.) | |||
5.3 | Central de Material Esterilizado | Deve existir quando houver centros cirúrgico, obstétrico e/ou ambula-torial, hemodinâmica, emerg de alta complexidade e urgência. A unida-de pode se localizar fora do EAS | ||
5.3.1;5.3.2 | Sala composta de:
· Área para recepção, descontaminação e separação de materiais |
1 |
0,08 m² por leito com área mínima de 8,0 m² | HF;HQ;E;
ADE |
· Área para lavagem de materiais | 1 | |||
5.3.2 | Sala para lavagem e preparo de luvas (entalcamento) | 7,0 m² | ||
5.3.3 | Sala composta de:
· Área para recepção de roupa limpa |
4,0 m² | ||
5.3.4 | · Área para preparo de materiais e roupa limpa | 1 | 0,25m² por leito com área mínima de 12,0 m² | |
5.3.5; 5.3.6 | · Área para esterilização física
· Área para esterilização química líquida |
A depender do equipamento utilizado. Distância mínima entre as autoclaves = 20 cm |
HF;E |
|
5.3.5; 5.3.6;5.3.7 | Sub-unidade para esterilização química gasosa ¹
– Área de comando – Sala de esterilização – Sala ou área de depósito de recipientes de ETO – Sala de aeração – Área de tratamento do gás |
Comando = 2,0 m
S. de esterilização = 5,0 m² Depósito = 0,5 m² S. de aeração = 6,0 m² |
HF;AC;E | |
5.3.7;5.3.8 | Sala de armazenagem e distribuição de materiais e roupas esterilizados | 1 | 0,2 m² por leito com o mínimo de 10,0 m² | AC |
-Área para armaz. e distribuição de mat. esterilizados descartáveis | 1 | 25 % da área de armazenagem de material esterilizado | ||
5.3 | Central de Material Esterilizado – Simplificada ² | Em estabelecimentos de sangue e hemocomponentes, laboratórios au-tônomos ou EAS que não realiza atividades cirúrgicas, pode-se dis-pensar a toda a CME, inclusive os ambientes de apoio, em favor dessa | ||
4.1.5; 4.1.6; 5.3.1;
5.3.2; 5.3.9 |
Sala de lavagem e descontaminação | 1 A sala de utilidades pode substituir esta sala ou vice-versa. | 4,8 m² | HF;HQ |
5.3.4; 5.3.5;5.3.6
5.3.7; 5.3.8;5.3.9 |
Sala de esterilização | 1 | 3,2 m² | E |
Vide Manual do Ministério da Saúde – Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde.
AMBIENTES DE APOIO:
- Sanitários com vestiário para funcionários (barreira para as áreas de recepção de roupa limpa, preparo de materiais, esterilização e sala/área de armazenagem e distribuição – área “limpa”)
- Sanitário para funcionários (área “suja” – recepção, descontaminação, separação e lavagem de materiais). Não se constitui necessariamente em barreira à área suja. Os sanitários com vestiários poderão ser comuns às áreas suja e limpa, desde que necessariamente estes se constituam em uma barreira a área limpa e o acesso à área suja não seja feito através de nenhum ambiente da área limpa.
- Depósito(s) de material de limpeza (pode ser comum para as áreas “suja e limpa”, desde que seu acesso seja externo a essas)
- Sala administrativa
- Área para manutenção dos equipamentos de esterilização física (exceto quando de barreira)
- Vestiário de barreira às salas de esterilização e de lavagem e descontaminação (exclusivo para a CME simplificada)
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